Artigos, animações virtuais, poesias, etc...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Anima Session apresenta... Entrevista com o Homem Dragão




Já ouviram falar em "Talk-Walk-Fly-&-Teleport-Show"? Nem eu. Na verdade, trata-se do nome mais apropriado que consegui achar pra performance virtual que vocês vão ver (se tiverem paciência e/ou quiserem ganhar uma cerveja de graça na próxima vez que nos encontrarmos...). É uma animação, mas uma animação diferente. O gênero talvez possa ser definido como "Performance Virtual". Trata-se da junção de duas artes: Virtual Filmmaking (Cinema Virtual) e Marionete Digital (Digital Puppetry). O nome antigo (ainda usado) era "machinima" (de "machine" + "anima") mas já está ultrapassado: hoje todas as animações, desde as amadoras às produzidas pelos grandes estúdios, são feitas em "máquinas" (pc's, mac's, etc). Caso resolvam encarar a empreitada, considerem por favor que eu não tenho uma equipe (tive somente a participação, como atores, dos dois avatares "marionetes" convidados). E que, portanto, desempenhei as seguintes tarefas sozinho:

a) Preparativos: escolha do formato do programa, pesquisa e montagem do cenário e do figurino, pesquisa e convite aos avatares "extras", configurações de câmera, som, download e pesquisa de músicas autorizadas (embora tenha havido um probleminha aí...), etc.
b) Performance em tempo real: desempenhei, ao mesmo tempo, as tarefas de cineasta virtual (filmei com mouse 3D utiliizando a mão direita) e marionetista digital (fala, movimentação do meu avatar utilizando mouse comum e teclado, alternadamente, com a mão esquerda).
c) Edição, publicação e divulgação.

Por fim, considerem também que:

a) Esta é a única modalidade de animação que pode ser transmitida ao vivo. A única razão de eu ainda não fazê-lo (a não ser em um ou outro teste em webtv's gratuitas) é que, para que isto seja viável com qualidade, a taxa de upload (não download...) tem de ser, no mínimo, de 10 megas por segundo.
b) Esta é, dentre as modalidade de animação, a que apresenta o melhor custo/benefício financeiro (artistas e técnicos podem trabalhar juntos, em tempo real, de qualquer canto do planeta, sem a necessidade de gastos com locação, cenários, custos com viagens, hotéis, etc, etc, etc...)

Espero que gostem do capítulo 0 do meu Talk-Walk-Fly-&-Teleport-Show" (pensem na cerveja de graça...)

PS: rodado no ambiente virtual de Second Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Licença Creative Commons
A obra Alex Muittos de Alexandre de Souza Mattos foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em alexmuittos.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://alexmuittos.blogspot.com.